Curiosidades da Terra

Curiosidades da Terra

DISCOVERY CHANNEL DESCOBRE OS SEGREDOS DA TERRA ATRAVÉS DE UM SATÉLITE 

Fazer um scan à Terra a partir de um satélite não serve apenas para conseguir belíssimas fotografias, melhorar a cartografia, estudar o clima e espiar o inimigo. O programa ‘Curiosidades da Terra’, emitida à segunda-feira, às 21 horas no Discovery Channel, mostra que os satélites são, acima de tudo, uma ferramenta perfeita para conhecer melhor o planeta e descobrir segredos que passam ao lado a partir da superfície.
 

Há mais de 50 anos que o homem conseguiu uma forma de ver a Terra que até então estava apenas ao dispor da imaginação. No dia 14 de agosto de 1959, o satélite Explorer 6 enviou aos cientistas da NASA uma fotografia rudimentar de uma área do Oceano Pacífico iluminada pelo Sol e coberta por nuvens, tirada a 27.000 Km da superfície terrestre. Atualmente, os satélites que orbitam a terra são capazes de tirar fotografias fantásticas de alta resolução, capazes de captar detalhes estranhos, impossíveis de detetar a partir da superfície. O programa ‘Curiosidades da Terra’ utiliza os olhos dos satélites para observar a superfície terrestre de uma perspetiva única, em busca de irregularidades, objetos que aparentemente não têm sentido e fenómenos estranhos que requerem explicação, como estruturas e cidades perdidas durante milhares de anos.

‘Curiosidades da Terra’, que estreia de seguida as duas primeiras temporadas, vai dirigir os olhos dos satélites a diversos pontos do planeta, como uma base secreta subterrânea na China, anéis estranhos no deserto da Namíbia, uma ilha do tamanho de Manhattan que está desaparecida, uma cidade perdida no coração da selva amazónica, o chamado Olho do Sahara, as misteriosas nuvens que emanam de uma ilha no índico e duas pirâmides esquecidas no Egito, entre outras muitas localizações.

O programa também vai dedicar-se ao deserto sul-africano, onde é possível encontrar uma zona cheia de gigantescas marcas espirais que podem ser as cicatrizes de um sistema de rega, de uma escavação em busca de diamantes ou as ruinas da cidade perdida de Kalahari. Além disso, o programa irá estudar uma bolha negra prestes a rebentar e a disseminar o seu veneno negro pelas ‘Florida Keys’, e uma misteriosa massa enterrada no gelo antártico.

No episódio chamado ‘O Segredo de Doomsday Mountain’, os satélites do programa vão encontrar aquilo que parece ser um centro de tecnologia americano no interior da China, uma nuvem não identificada procedente dos pântanos dos Estados Unidos e uma massa não identificada no fundo do Lago Ness. ‘Curiosidades da Terra’ também vai estudar umas marcas gigantes deixadas por soldados da guerra do Vietnam, uma frota de enormes barcos encalhados no meio do deserto e grandes construções que, tal como um muro, estendem-se por grandes distâncias no Norte da Califórnia. 

Ao longo dos episódios, vão ser analisadas grandes marcas em forma de flecha em terras baldias dos Estados Unidos, uma cascata vermelha cor de sangue na Antártida, e uns buracos enormes na paisagem siberiana; a aparição do rosto de Cristo num campo na Hungria, umas marcas que parecem confirmar a queda de uma avião de passageiros na Ucrânia e uma forma estranha nas montanhas do Afeganistão que poderiam proceder de um genocídio oculto. Por fim, o programa que o Discovery Channel estreia, vai ainda estudar uma estrutura estranha na Mongólia que poderá corresponder ao túmulo perdido de Genghis Khan, uma série de anéis no sul de Espanha que poderão conduzir à lenda da Atlântida e uma ilha flutuante que parece estar em rota de colisão com a Nova Zelândia.

‘Curiosidades da Terra’ é emitido à segunda-feira, às 21 horas, no Discovery Channel.