INTO THE BLUE HOLE

O DISCOVERY VAI AO FUNDO DO GRANDE BURACO AZUL COM SIR RICHARD BRANSON E FABIEN COUSTEAU


O especial de uma hora ‘Into the Blue Hole’ tem transmissão em exclusivo em Portugal a 9 de dezembro às 22 horas.

Azul é conhecido pelas suas águas cristalinas, pela abundância de tubarões e de uma rica vida marinha. Mas este local remoto foi apenas explorado uma vez – em 1971, pelo lendário Jacques Cousteau. Mas que segredos guarda este enorme buraco que tem milhões de anos de existência?

O Discovery Channel vai desfazer esse mistério e convida os espetadores a embarcarem numa viagem épica até ao fundo do Grande Buraco Azul, no especial de uma hora ‘Into the Blue Hole’ com transmissão no próximo dia 9 de dezembro, às 22 horas.

“Aventurarmo-nos pelo desconhecido e explorar o mundo com a mais recente tecnologia em nome da ciência e do entretenimento sempre foi a essência do Discovery. Estamos emocionados por trazer uma expedição destas ao Discovery”, refere Scott Lewers, Executive Vice President of Multiplatform Programming and Digital Media.

O Grande Buraco Azul nunca foi cartografado e muitos especulam sobre o que estará no fundo – mas a resposta ainda é desconhecida. Para descobri-la, o Discovery juntou uma equipa com os melhores especialistas que, num submarino tripulado, irão descer às profundezas do buraco azul.

Na equipa estará o empresário e filantropo Sir Richard Branson; o explorador Fabien Cousteau, neto de Jacques Cousteau e Erika Bergman, piloto do submarino. A missão será a primeira do género desde 1971. Assim, o Discovery vai pegar na herança deixada por Jacques Cousteau – explorando o Buraco Azul em tempo real e revelando os seus mistérios. A equipa vai ter ainda acesso a um segundo submarino, com luz adicional, que vai permitir ver melhor nas profundezas.

‘Into the Blue Hole’ vai explorar uma variedade de temas relacionados com o Grande Buraco Azul: como foi criado, como é que a tecnologia evoluiu desde a primeira missão de Cousteau, abordando ainda as muitas lendas que existem sobre este local, que tem atraído entusiastas de todo o mundo ao longo dos anos.

O programa especial, que terá como apresentador o biólogo marinho Luke Tipple, acompanhado de Chris Jacobs (apresentador de vários programas do grupo Discovery), vai documentar a descida da equipa até às profundezas do buraco azul. Mas essa não será a única missão. Várias embarcações vão continuar a explorar o local durante duas semanas depois da descida, cartografando o local.

A informação recolhida vai ajudar a construir modelos das características geográficas do Buraco Azul e ajudar os cientistas a compreender como é que o nível do mar afetou a sua formação e a dar informação chave para entender os padrões de alteração climática.

‘Into the Blue Hole’ estreia a 9 de novembro às 22 horas no Discovery Channel.