OS ÚLTIMOS HABITANTES DO ALASCA

Os últimos habitantes do Alasca

A série regressa ao Discovery Channel com grandes mudanças, novas aventuras, com desafios de sobrevivência ainda mais duros, problemas de saúde e novos protagonistas. Durante o mês de março o canal propõe aliviar um pouco os espetadores das temperaturas que se fazem sentir em Portugal, uma verdadeira zona tropical quando comparada com os rigores que estes homens e mulheres enfrentam no Alasca.  

Até as tarefas mais banais podem ser toda uma aventura no Alasca, especialmente se as comodidades do mundo moderno foram renunciadas. No entanto, isto não assusta as quatro famílias protagonistas de ‘Os Últimos Habitantes do Alasca’, que decidiram enfrentar as duras condições do Ártico como antigamente, como se fossem colonos do século XIX. O Discovery Channel mostra a aventura destas quatro famílias de rebeldes, empenhados em desafiar a natureza mais radical.


Em 1980, o governo dos EUA proibiu que se instalassem novos habitantes no Artic National Wildlife Refuge do Alasca, uma área protegida com mais de 80.000 quilómetros quadrados que pretende ser um santuário para a rica fauna autóctone deste local ártico. Nos dias de hoje, apenas algumas famílias dispersas por sete cabanas permaneceram na reserva, ainda que, em menos de 100 anos, todas as autorizações restantes irão caducar, pondo fim à presença humana na região. Mas no entretanto, ficaram para trás alguns aventureiros que consideram que viver a mais de 600 quilómetros da civilização, suportando um dos climas mais radicais do planeta e rodeados de animais selvagens é uma boa ideia. A segunda temporada de ‘Os Últimos Habitantes do Alasca’ mostra os rituais diários de quatro famílias que escolheram viver rodeados de neve, separados por grandes distâncias entre si, suportando as duras condições árticas e a sua fauna agressiva, enquanto sobrevivem numa das últimas grandes áreas virgens do planeta. 

Na reserva, os aviões a hélice, as canoas e os trenós de cães são o único luxo de que dispõem estes aventureiros. Convivem lado a lado com o mundo animal e frequentemente partilham com eles emoções e objetivos, descobrindo que não estão propriamente no alto da cadeia alimentar. A série arranca nas semanas antes da chegada do duro inverno, com um tom vibrante e autêntico, acentuado por umas espetaculares fotos aéreas que destacam a dura realidade destas famílias que vivem como os colonos do século XIX. Assim, ao longo dos episódios, os espetadores vão poder conhecer Bob Harte, um sobrevivente nascido em Nova Jérsia que já vive isolado com a mulher e com a filha há 40 anos e que se autodenomina de rebelde ao viver segundo as suas próprias regras, fabricando a sua própria cerveja no monte e cuidando dos cães. Também vão poder conhecer Ray Lewis e a sua família, vindos de Michigan, e que têm uma regra de ouro: nunca confiam em nada que funciona com uma bateria. Com mais de 30 anos de vida selvagem no Alasca, Ray e a mulher Cindy, criaram três filhas que são agora adolescentes e preparam-se para os abandonar. Mas apesar da partida iminentes, o espírito aventureiro de Ray ainda está vivo, incentivando-os a confiar no instinto primitivo de sobrevivência, a criar as suas próprias armas e a preparar armadilhas para manter a família a salvo no deserto do Alasca.

A terceira família é formada por Heimo e Edna Korth, um casal que abandonou a vida de operários em Wisconsin, para se converterem nuns dos mais autênticos aventureiros. Excêntricos e cheios de energia, Heimo e a mulher criaram quatro filhas à margem da civilização. Hoje em dia vivem sozinhos, rodeados de recordações de uma vida cheia de triunfos e tragédias, num mundo em que o principal desafio é manterem-se vivos. Finalmente, ‘Os Últimos Habitantes do Alasca’ vão apresentar Tyler e Ashley Selden, que se mudaram para o ártico dois dias depois do casamento. Os Seldens, o casal mais jovem do programa, admitem abertamente que conseguiram sobreviver aprendendo com os erros e graças à inestimável ajuda dos seus cães, o principal recurso durante os duríssimos meses de inverno no Alasca. 

A segunda temporada de ‘Os Últimos Habitantes do Alasca’ , no Discovery Channel, sexta-feira, às 21h00.