RESGATE NA TAILÂNDIA

Resgate na Tailândia

‘Resgate na Tailândia’, o programa especial de uma hora será emitido dia 30 de julho às 21 horas no Discovery Channel. Acompanhe todos os pormenores do pesadelo vivido pelos rapazes mas também os milagres tecnológicos e científicos que permitiram o salvamento.

Desde o momento em que todos os orgãos de comunicação deram a notícia de que 12 jovens futebolistas tailandeses e o treinador estavam presos numa gruta, o mundo ficou colado aos ecrãs, para acompanhar o complexo resgate dos rapazes. Durante mais de duas semanas, foram sendo conhecidos os factos de como este grupo foi parar a esta gruta e a mobilização de quem trabalhou no resgate, um pouco por todo o mundo, é um testemunho do que de bom existe no ser humano. Por outro lado, a trágica morte de um dos mergulhadores envolvidos no resgate chamou a atenção para o perigo da situação…

Mas à medida que cada rapaz ia sendo retirado, continuavam as dúvidas. Porque é que estes rapazes foram ali parar? Como sobreviveram quase duas semanas sem comida e sem saberem nadar? Qual será o estado físico e psíquico dos adolescentes no futuro, depois desta experiência? O que foi preciso para retirar o grupo e porque é que a geologia única desta gruta colocou tantos desafios?

‘Resgate na Tailândia’ será o primeiro documentário a explorar e a revelar os diversos ângulos desta inacreditável missão de resgate.

Produzido em associação com a ITN Productions, ‘Resgate na Tailândia’, que estreia a 30 de julho às 21 horas, revela o drama humano e científico por detrás de um dos resgates mais difíceis e emotivos alguma vez tentados. Com acesso exclusivo aos homens e mulheres - incluindo membros da família – que viveram intensamente este acontecimento, ‘Resgate na Tailândia’ tem como principal foco o triunfo do espírito humano e as extraordinárias inovações científicas e tecnológicas que permitiram este resgate milagroso.

À medida que o tempo estava a passar e as chuvas fortes dificultavam ainda mais a operação, os responsáveis pelo resgate calculavam o próximo passo. Com entrevistas a especialistas médicos e da area da saúde e a renomados mergulhadores especialistas em resgates em grutas, o documentário pinta o retrato da situação pela qual passaram os rapazes e o treinador e como os heróicos mergulhadores conseguiram realizar esta missão que ao início parecia impossível.

No dia 10 de julho, o mundo respirou de alívio, depois de terem sido resgatados todos os rapazes e o treinador. Agora, procuram-se as respostas para compreendermos o mistério do que aconteceu e porquê. O final foi feliz, depois de um pesadelo que durou mais de duas semanas, mas é importante entender como foi possível este desfecho. É isso que o Discovery Channel leva até aos espetadores, no próximo dia 30 de julho, às 21 horas, com ‘Resgate na Tailândia’.